sábado, 13 de outubro de 2007

Releitura

Bem, essa é minha releitura da Obra de Velázquez. Explicando cada figura, começo pelo menino negro que representa a infância, essa é a relação que faço com a obra de Velázquez, mesmo que na época em que foi pintado o quadro ainda não se tinha a mesma definição para infância como temos hoje. A personagem principal da obra tinha toda a atenção voltada para si, os palhaços representam as anãs que animavam a corte, os policiais representam o poder repressor, naquele caso a igreja e seus dogmas, e o fotógrafo representa o pintor.
Da mesma forma, hoje temos todo um discurso da sociedade em relação às crianças. Bem, a criança nobre representada no quadro de Velázquez será que tinha tempo para ser criança mesmo, ou tinha atribuições relacionadas à sua educação, pois seria o adulto que assumiria um posto nobre na sociedade, então precisava ser preparada para isso?Já criança negra, não por ser negra, mas por sua condição social, também não tem tempo para ser criança pois precisará ocupar seu tempo nos sinais das grandes cidades fazendo pequenos serviços ou esmolando para poder se alimentar.









Um comentário:

artes disse...

Oi, Mário! Contextualizastes muito bem a tua releitura, trazendo um olhar diferente, a partir do que a obra evidenciou para ti - infância, condição social, poder... Que interessante! Bjs, Maura Nunes - tutora do pead/sede.