sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Releitura Vélazquez por Artur Madruga
















Vélazquez olha para frente. Mas não olha para frente simplesmente. Duas são as possibilidades do seu olhar: uma é que ele esteja olhando para um espelho que se encontra no lugar do espectador. Nos arremete, com isto, para a segunda possibilidade: torna o espectador/observador cúmplice, parte integrante da obra e, neste caso, o trabalho se projeta para fora do estático e frio tecido lambuzado de resinas. De que maneira isto acontece? Fazendo com que o observador passe a fazer parte do quadro, como um quarto ponto do quadrilátero, que se forma a partir do triângulo cujos vértices são formados pelo artista, o homem ao fundo ( na porta) e a anã vestidos de preto. Se destacam pela luminosidade. Este quarto vértice, a luz de quem observa, vivifica a obra, se encontra à sombra ,no desconhecido: remetendo para a contemporaneidade e fisgando o próprio espectador.
Portanto, em sua essência, o eixo principal não é a Infanta, mas o próprio pintor, o criador, o que impõem a suspensão da cena e a sua linguagem. O que liberta a cena às probabilidades interpretativas. Não para o seu tempo, mas para todos os tempos possíveis. O que guarda a chave e o segredo do jogo de espelhos que pinta. No fundo o espelho não determina, apenas sugere. Pinta os reis ou pinta a si mesmo? Sua consciência de dívida para com seus mecenas? Enigma. Justifico a minha releitura ao trazer para o centro da cena o autor, colocando as imagens à esquerda e à direita, como simetrias que se refletem nos espelhos, o restante dos elementos. Um jogo que se busca harmônico. Verde e vermelho – em oposição, reescrevem as sombras e as luzes. Artur Cristóvão Madruga Martins.

2 comentários:

artes disse...

Olá Artur: o teu desenho é muito expressivo,os elementos ocupam bem o espaço e tu exploras criativamente as formas geomátricas. Imagino que em tamanho maior ficaria melhor de apreciar os detalhes. Penas que não fizeste comentários. Abraço, Prof. Bento de Abreu

ARTUR MADRUGA disse...

Professor, não havia publicado o comentário porque era muito tarde quando publiquei o desenho e teria que trabalhar cedo no outro dia, mas estou fazendo agora para que o senhor possa auxiliar-me na minha construção. Obrigado. Artur Madruga.