segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Minha Obra


Esta imagem foi copiada devido a minha impossibilidade de realizar a tarefa de acordo com a sugestão do professor. Conforme os registros feitos,meus movimentos estão limitados em função da cirurgia realizada em meu braço direito,como sou destra , optei por copiar a imagem que traduz o meu olhar como Velázquez, mantendo assim o trabalho com fiel autenticidade.
Inicialmente não creio que o pintor esteja utilizando a tela enorme que cobre sua visão, acredito que ele está pintando um outro quadro que está encoberto por ela.
Como ponto de partida,tomei como referência a dúvida que paira sobre o suposto espelho refletindo a imagem do casal real. Sendo assim tomei partido ao espelho que reflete somente a imagem de suas cabeças justificando a posição em que se encontra e a altura do casal,que estão acima dos demais, bem como a suposta tela que está sendo pintada. Um outro fato é saber que a sala tem duas fontes de luz: a porta ao fundo e a janela que se encontra perto das crianças. Olhando por este angulo acredito que neste espaço onde se encontra o casal real é uma parede onde cabe um trono ou se pode pousar para o pintor.
Também as meninas me parecem estar dançando ao som do músico que toca para o casal real,amenizando seu tédio ao permanecerem estáticos para a pintura.
O homem na porta parece observar e apreciar o que se passa na grande sala e a pessoa ao lado da freira seria uma dama de honra da rainha. Os guardas (guardiões) justificam por si sua presença.

Um comentário:

artes disse...

Olá Jaqueline:
Mesmo estando impossiblitada temporáriamente de desenhar, tua participação nesta tarefa foi muito boa. A escolha de uma imagem que "representa" o tema proposto e o teu próprio texto demonstram teu interesse e dedicação. Parabéns e melhoras! Abraço,
Prof. Bento