terça-feira, 9 de outubro de 2007


As Meninas Afro-americanas


A releitura da obra de Velásquez “As meninas” apresentada é intitulada “As meninas afro-americanas”. A menina branca acima foi colocada ali para que venhamos a refletir sobre as questões do racismo e a discriminação que nós pais passamos em nossas atitudes preconceituosas para crianças, que, bem novinhas evidenciam o repúdio ao diferente delas. Essa menina, com a cabeça no mapa do Continente africano representa a ingenuidade da criança ante a nossa ignorância e estupidez com um povo que tanto colabora com a consolidação da história de nosso país. A personagem principal foi substituída por uma menina grávida. A gravidez na adolescência, tão presente em nossa cidade e nosso país está ligada a fase em que a vida das meninas é interrompida por uma vontade mal discutida com seus pais e bastante incentivada pelos ícones de novelas brasileiras. As pegadas a sua frente representam aquela vontade das meninas fazerem o que suas amigas fazem, porém o limitador é a criança dentro da criança.
A feiúra da anã é substituída por uma beleza negra... PARA PENSARMOS SOBRE ISSO. A Afro-brasilidade chora lágrimas de sangue sobre as imposições norte americanas que sufocam a América e, particularmente o Brasil.

Um comentário:

artes disse...

Gente, que lindo o que escrevestes e expressastes na tua arte! Realmente trouxestes a tua versão da obra e dos personagens, fazendo uma releitura crítica, consciente e contemporânea! Muito rico! Bjs, Maura Nunes - tutora do pead/sede.