sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Releitura de "As meninas"




Colegas, esse é o desenho que fiz como se fosse o pintor Diego Velázquez. Coloquei as imagens do casal real para que saibam como surgiu minha inspiração.

Gostaria de compartilhar com vocês esse trecho da dissertação de mestrado de Ricardo Coelho:
Gombrich ao descrever este quadro usa o mesmo eixo da leitura de Foucault (1), ou seja, atribui ao espaço externo o tema da pintura. Vemos o que os reis viam; e o motivo do quadro que Velázquez executa no grande salão, na tela da qual vemos apenas o verso, são os próprios reis. O tema da pintura, numa jogada ardilosa de Velázquez, é inserido/revelado num reflexo ao fundo da sala num espelho que não pode existir como reflexo do espaço real segundo o próprio Foucault.

E Gombrich se pergunta e nós podemos tomar como nossa a sua dúvida:

"O que significa exatamente tudo isso? É possível que nunca o saibamos, mas eu gostaria de imaginar que Velázquez fixou um momento real de tempo muito antes da invenção da máquina fotográfica. Talvez a princesa tenha sido trazida à presença de seus régios pais a fim de aliviar o tédio da longa pose para o quadro, e o rei ou a rainha comentasse com Velázquez que ali estava um tema digno do seu pincel. As palavras proferidas pelo soberano são sempre tratadas como uma ordem e, assim, é provável que devamos essa obra prima a um desejo passageiro que somente Velázquez seria capaz de converter em realidade.(2)"
1) FOUCAULT, Michel. As palavras e as Coisas: Uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos)
(2) GOMBRICH, E.H.. A História da Arte (15º edição). Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro(RJ): Editora LTC,1993. p.321,323

Um comentário:

artes disse...

Solange: A citação de alguns trechos referentes a obra proposta (As Meninas) contribui significativamente com a atividade, estimulando os colegas a fazerem outras associações e aprofundarem o tema. Um abraço. Prof. Bento de Abreu